7ª Caminhada dos Terreiros

Posted by on nov 28, 2013 in Blog, Eventos | 0 comments

A sétima Caminhada dos Terreiros de Pernambuco foi às ruas do Centro do Recife, dia 4 de Novembro de 2013. Os seguidores do Candomblé, Umbanda e Jurema, saíram em passeata pedindo a aplicabilidade das leis 10.639 e 11.645, que obriga o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Segundo o coordenador geral da Caminhada, Marcos Pereira, o evento também abre o mês da consciência negra em Pernambuco. “Este é um momento que a gente chama atenção da sociedade mostrando que a religião dos orixás é a primeira religião da humanidade. Entretanto, ela é a mais perseguida”, afirmou. “Pernambuco tem a lei do silêncio mais repressiva que você possa imaginar. A Polícia ainda invade os terreiros de Candomblé nos dias de hoje”, desabafou.

O Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Westei Conde reconhece que ainda existe o preconceito da sociedade para as religiões africanas. “A caminha tem o papel de trazer para os pernambucanos a necessidade do respeito e da convivência entre diversos cultos de diversas religiões”, contou. Em relação as leis, o representante do Ministério Público afirma que elas já entraram em vigor há mais de uma década. “A dificuldade que nós encontramos é na implementação da lei, mas existe um esforço muito grande para que se dê visibilidade dentro do currículo disciplinar”, explicou.

Fonte: LeiaJá

Fotos: Wolfgang Besche

 d
Favor clicar nas fotos para ampliar. 

 



























Deixe seu comentário

This site is protected by WP-CopyRightPro